A ESCOLA

A Escola Monteiro Lobato foi fundada em 1970, pelas Educadoras Miriam Ramos Ricci e Marina Ricci de Siqueira, sob o nome de Escola Maternal Narizinho Arrebitado.

Iniciando apenas suas atividades como pré-escola, desde sua fundação, a Escola Monteiro Lobato adotou o Sistema Montessori de Educação como pilar. Em 1973 iniciou o Ensino Fundamental, com a finalidade de proporcionar a melhoria dos estudos para os alunos, oferecendo-lhes uma formação integral sob o aspecto intelectual e humanístico e permitindo-lhes a busca do autoconhecimento para uma boa interação com a sociedade.

A Escola é filiada a OMB (Organização Montessori do Brasil), o que permite atualizações constantes sobre o sistema.

O compromisso da Monteiro Lobato com a formação de valores morais de seus alunos foi reconhecido pela UNESCO no ano 2000. A Escola, por desenvolver o projeto Disciplina Consciente, desde 1996, que trabalha valores como amizade, respeito, lealdade e compreensão entre os alunos, passou a fazer parte da Rede de Escolas Associadas da UNESCO. Desde então, o projeto é reavaliado a cada ano, para trazer à sala de aula debates sobre temas discutidos ao redor do mundo pela UNESCO.

A Escola possuí uma área de dois alqueires e meio com muito verde, grandes árvores, amplos espaços e muito bem equipada:

  • Salas-ambiente;
  • Ateliê de artes;
  • Laboratório de Ciências;
  • Laboratório de Informática;
  • Salas Dormitório (Integral);
  • Salas de Dança, Judô e Capoeira;
  • Auditório;
  • Biblioteca;
  • Campo de futebol;
  • Pista de atletismo;
  • Quadras poliesportivas;
  • Quadra de areia;
  • Parques de recreação;
  • Cantina e Refeitório;
  • Horta.

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Missão

Desenvolver continuamente o nosso processo educacional com base no amor e no respeito à individualidade do aluno, buscando seu desenvolvimento, sua formação, sua capacidade de refletir e de se autodesenvolver, preparando cidadãos do mundo.

Visão

Ser referência de excelência na educação da criança e do adolescente, visando a sua formação integral como ser humano.

Valores

A escola é associada ao Programa de Escolas Associadas (PEA) da UNESCO, que se compromete a criar práticas de uma educação de qualidade na busca de uma cultura de paz, preservação do meio ambiente, liberdade, justiça, sustentabilidade e desenvolvimento humano, participando de projetos de destaque nacional.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

A Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Monteiro Lobato destina-se à formação do educando, visando ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de autorrealização, preparação para estudos posteriores e para o trabalho, assim como para o exercício consciente da cidadania, mediante:

  • ensinamentos específicos, exemplos, dedicação e assistência contínua;
  • atividades que levem o aluno a gostar de aprender e a participar ativamente da vida escolar;
  • a transmissão de conhecimentos sistematizados, enfatizando os próprios valores e os valores da sociedade para a formação do aluno responsável, consciente e crítico;
  • o respeito e o desenvolvimento da capacidade de aprender, incorporando as novas tecnologias;
  • o incentivo do valor do esforço, da compreensão da ética, do trabalho e da autodisciplina;
  • o desenvolvimento da compreensão multicultural em termos da diversidade e da perspectiva internacional.

A escola visa também a favorecer a integração da família, escola e comunidade através de:

  • incentivo ao fortalecimento dos vínculos familiares, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca.
  • aumento do envolvimento dos pais no sentido de acompanhar a vida escolar do filho e de valorizar a atuação da escola e do professor.

A Escola busca suas ações metodológicas na Pedagogia Montessoriana, que, respeitando as várias teorias de aprendizagem, considera fundamental o respeito às potencialidades individuais dos educandos, oferecendo um ambiente propício e estimulador para a construção do conhecimento, através de materiais cientificamente preparados, que estimulem a liberdade, a experiência adequada e coerente com as faixas etárias, através de ações reflexivas que levem o aluno ao autoconhecimento, ao autodomínio, com ação e interação social na comunidade escolar, tendo em seus professores os facilitadores dos processos de aquisição da aprendizagem.

Maria Montessori em seu livro “Educação para um novo mundo” já deixava claro qual era a importância da educação para a formação consciente do ser humano, segue abaixo uma mensagem do livro:

“A observação científica, então, estabeleceu que educação não é o que o professor dá; educação é um processo natural espontaneamente desenvolvido pelo indivíduo humano, e é adquirida não por ouvir palavras, mas através das experiências que o ambiente proporciona. A tarefa para o professor passa a ser a de preparar uma série de estímulos de atividades culturais, distribuídas em um ambiente especialmente preparado, e a de evitar interferências obstrutivas. Professores humanos só podem ajudar no grande trabalho que está sendo feito como servos ajudam seu mestre. Fazendo assim, eles serão testemunhas do desdobramento da alma humana e do despertar do Novo Ser Humano, que não será mais a vítima dos acontecimentos, mas terá a clareza de visão para direcionar e modelar o futuro da sociedade humana.”

PROFISSIONAIS

Os professores da Monteiro Lobato investem no bom relacionamento com os alunos, oferecem todo o acompanhamento e orientação de que eles precisam em diferentes fases da vida e cuidam de questões que vão muito além da sala de aula, como segurança e relações interpessoais, sem perder o foco na formação plena de cada estudante.

Na Monteiro, o padrão de qualidade de ensino é resultado do alto nível de especialização dos professores. A busca por qualificação permanente torna as aulas mais interessantes e abre espaço para análise de temas atuais, estimulando a interpretação e o desenvolvimento crítico do aluno. Respeitando as necessidades e talentos individuais, a Monteiro prepara adolescentes e jovens para superar limitações e buscar sempre o melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.